- 🎓 Graduando pela Universidade Federal de Santa Catarina
- 🔭 Membro do Laboratório de Integração Software Hardware
- 🖥️ Tenho experiência com programação de alto nível em Python e Flutter
- ⚙️ Tenho experiência também com programação de baixo nível com C, C++ e Zig
- ⚡ Minha especialidade são Sistemas Embarcados, desenvolvendo tanto Firmware quanto Hardware
- 💼 Anteriormente membro do projeto OBNZIP em parceria com a Petrobras
- 🚗 Anteriormente membro do projeto IASE em parceria com a Renault
- 🚜 Atualmente membro do projeto Auto5G em parceria com as empresas Intelbras e Yak
- 2017: 📃 Certificação Toefl Jr - Nível B2 no CEFR
- 2017: 🎓 Conclusão do Ensino Fundamental
- 2020: 📃 Certificação Toefl ITP (667/677) - Nível C1 no CEFR
- 2020: 🎓 Conclusão do Ensino Médio
- 2021: 🎓 Início da graduação em Engenharia Mecatrônica
- 2022: 📃 Certificação Toeic (985/990) - Nível C1 no CEFR
Minha primeira grande experiência acadêmica, o projeto OBNZIP foi um projeto de iniciação científica do qual participei a convite do professor Dr. Anderson Wedderhoff Spengler.
Este projeto teve como objetivo desenvolver formas de aprimorar os sensores OBN (Ocean Bottom Nodes) utilizados pela Petrobras na exploração submarina de poços de petróleo. Minha contribuição no projeto foi voltada à parte de gerenciamento e transmissão sem fio de energia, na qual desenvolvi diversas atividades, tais como:
- 📖 Pesquisa de bibliografia científica para levantamento do estado da arte no ramo de transmissão de energia sem fio.
- 💻 Desenvolvimento de um algoritmo computacional em Python para modelagem de um sistema de transmissão sem fio de energia.
- ⚡ Desenvolvimento de sistema de geração de correnteza, com componentes modelados no Solidworks e produzidos com impressão 3D, desenvolvimento de sistema embarcado em ESP32 para controle de motor brushless e interface web para comunicação com o ESP32 e ajuste de velocidade do motor.
No período em que entrei para o projeto OBNZIP, o projeto IASE estava entrando em seu último ano. Após o fim deste, ele foi renovado para uma nova etapa, chamada IASE2. Quando essa fase estava se iniciando, o professor Anderson me proporcionou mais uma nova oportunidade: transferir-me para o este novo projeto, o qual condiz mais com minha área de interesse e especialidade.
Este novo projeto, tinha como objetivo aprimorar a forma como são coletados dados durante os experimentos conduzidos em carros de teste na Renault. Isso é feito através de comunicação direta com a ECU (Electronic Control Unit) dos veículos via protocolo CAN.
Para isso, foi desenvolvido um sistema de ponta a ponta, baseado em um hardware desenvolvido especialmente para esse fim, rodando um firmware desenvolvido por nós, coletando dados e enviando-os para um servidor remoto, onde eles podem ser acessados pelos engenheiros da Renault. Dentro desse projeto, atuo em diversas etapas, como por exemplo:
- ⚒️ Modelagem no Solidworks de diversas versões de um case para o hardware do projeto
- ⚙️ Pesquisa, escolha e orçamento de componentes eletrônicos
- ⚡ Desenvolvimento do PCB integrando todo o hardware
- 💻 Desenvolvimento de firmware para comunicação com ECU
- 📱 Desenvolvimento de aplicativo Android para interface e controle do hardware
Após um ano de desenvolvimento do projeto IASE2, o firmware desenvolvido para o projeto alcançou um estágio muito robusto e estável, não tendo muito mais possibilidades de ampliação ou melhoria. Em contrapartida, um outro projeto desenvolvido no laboratório mostrava-se em um estágio muito inicial, com dificuldades de levantar sua parte de firmware do chão: o projeto Auto5G em parceria com a Intelbras e a Yak. Vendo essa situação, eu propus ao professor Anderson que me trocasse mais uma vez, para ajudar nesse desenvolvimento, que é bem em minha área de especialidade.
Com uma proposta extremamente similar à do IASE, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de coleta de dados do barramento CAN do veículo e envio destes em tempo real para um servidor através de dados móveis. A diferença principal reside no veículo cujos dados são coletados: ao passo que no IASE é feita coleta em um carro comum de passeio, neste projeto são coletados dados de um trator elétrico desenvolvido pela Yak.
Dentro deste projeto, atuei de forma muito semelhante à como fiz no IASE, realizando atividades como:
- ⚒️ Modelagem no Solidworks de diversas versões de um case para o hardware do projeto
- ⚙️ Pesquisa, escolha e orçamento de componentes eletrônicos
- ⚡ Desenvolvimento do PCB integrando todo o hardware
- 💻 Desenvolvimento de firmware para comunicação com os tratores elétricos
- 📱 Desenvolvimento de aplicativo Android para interface e controle do hardware